Mas afinal, o que é alergia?
Alergia é quando o organismo do pet começa a produzir substâncias para combater algo que ele comeu ou algo com o que ele teve contato. É como se o sistema imunológico entendesse que determinado ingrediente disponível na dieta alimentar, por exemplo, fosse algo que fosse fazer mal. Com isso, ele reage e causa o que chamamos de alergia.
Muitas das doenças de pele, por exemplo, são resultado de alergia por contato ou alimentar.
Há algumas pesquisas que indicam que alguns fatores colaboram para o aparecimento das crises alérgicas alimentares nos pets. Dentre eles destacam-se:
O que será que está causando alergia no meu cão?
Primeiro é importante você ter em mente que não é porque o seu cão está com problema de pele que ele tem alergia. Há inúmeras doenças com causa bacteriana, fúngica, hormonais dentre outras, que causam problema de pele. O importante é que quando você notar algo diferente em seu animal de estimação leve-o ao médico veterinário.
Se a alergia for diagnosticada, um exame mais detalhado pode ser pedido, para tentar saber o que está causando o problema. Dentre os principais causadores de reação alérgica de origem alimentar nos cães estão:
Em estudos realizados na cidade de São Paulo, verificou-se que dentre os casos as alergias eram a:
Com qual idade meu pet começa a ter alergia?
Isso varia muito, um bebê de dois meses já pode apresentar o problema, assim como um cão que nunca teve nada, pode apresentar um quadro alérgico quando idoso, aos 12 ou 13 anos de idade.
Dentre os sinais observados estão os problemas intestinais, problemas de pele e coceira.
Como tratar?
Depois de ser diagnosticado, é hora de tentar descobrir o que faz o pet tem alergia. Nem sempre isso é fácil. Embora haja exames específicos, eles nem sempre conseguem dar com exatidão qual a alergia do cão.
Nesses casos, a dieta hipo alergênica será provavelmente indicada pelo médico veterinário. Há tanto a possibilidade de comprar a ração hipo alergênica, como de cozinhar uma dieta específica que será determinada pelo profissional.
Além da alimentação adequada, alguns medicamentos para combater a crise alérgica e diminuir a coceira, quando houver, podem ser receitados para o cão.