O cachorro pode comer chocolate? Essa é uma questão bastante discutida, pois muitos donos adoram dar para o animal um pedacinho de tudo que estão comendo, desde frutas, bolachinhas e até mesmo chocolate. Porém, o melhor a se fazer é não dar chocolate para o seu cachorro, já que ele não foi feito para eles e pode causar intoxicação alimentar no seu animalzinho.
Tenha em mente que a maioria dos alimentos da dieta dos humanos jamais podem fazer parte da alimentação de cachorros. O chocolate está dentre os piores vilões quando o assunto é intoxicação canina. Além do chocolate ser tóxico, não seria nada saudável, não é mesmo?
VEJA TAMBÉM: Cachorro ou cadela?
O chocolate é feito de cacau e no cacau possui uma substância chamada Teobromina que pode afetar o sistema nervoso do cão, aumentando o trabalho muscular cardíaco levando o animal ao coma. Portanto, mantenha o chocolate longe dos cachorros!
Principalmente na Páscoa, os donos pensam que estão fazendo um grande bem ao presentear seus cães com chocolate. Procure orientar seus filhos a não dar nenhum tipo de comida para o cachorro para não correr o risco da criança dividir tudo que está comendo com o animal
Além de todo o mal causado pelo doce, o chocolate possui bastante gordura, podendo afetar também o pâncreas do bichinho. Pense na saúde dele e evite esse tipo de alimento. Pode parecer bonito, mas – mesmo sem querer - você estará fazendo um grande mal ao seu melhor amigo.
Caso o cão consuma o alimento de forma indevida, os sintomas começam a aparecer entre as primeiras 6 e 12 horas de consumo. Corra ao veterinário assim que perceber alguma alteração como diarreia, sede fora do normal, agitação e vômito. Se ele não for tratado rapidamente, o pior pode acontecer. Dependendo da quantidade ingerida e do porte do cachorro, aceleração dos batimentos cardíacos e perda de líquido podem estar dentre os sintomas.