Com o avanço da idade, os cães passam a necessitar de cuidados especiais. Problemas de saúde são mais comuns nessa época, assim como dores e alterações no comportamento. A terceira idade dos cães se dá de acordo com o porte do animal. Os menores envelhecem mais tarde e os maiores tendem a envelhecer mais cedo. Os pequenos são considerados idosos entre os 9 e 13 anos, já os de grande porte a partir dos 6 anos.
VEJA TAMBÉM: Cães agitados, e agora?
Para que eles vivam mais tempo e com saúde, a assistência veterinária, a alimentação e, principalmente, a atenção e o carinho devem ser primordiais. Outro aspecto comum nos cachorrinhos de idade avançada é a mudança nos sentidos. Visão, audição e olfatos tendem a ficar comprometidos.
Para minimizar os problemas - que são inevitáveis - é importante deixar a vida do seu cachorro um pouco mais agradável propiciando certos confortos ao animal. Uma cama fofinha e quentinha protegida do sol ou frio intenso; cuidar para que as mudanças bruscas de temperatura não afetem a vida do cão; no verão é necessário deixar um pote com água acessível ao cãozinho e no inverno um local seco para que ele descanse garante a saúde e longevidade do animal.
A visita frequente ao veterinário pode evitar ou detectar doenças a tempo de tratá-las. Dentre os principais problemas da faixa etária estão: insuficiência renal, alterações cardíacas e problemas ortopédicos que dificultam a locomoção do amigo de quatro patas. Não deixe de passear com seu cachorro. Lembre-se que agora eles estão mais lentos, portanto ande devagar e aproveite o momento.
É preciso ter muita paciência com o cão idoso, pois assim como os humanos, eles sofrem alterações de humor, depressão e até mesmo o tão temido mal de Alzheimer. Cuide do seu amigo fiel como se ele fosse um de seus filhos e torne a velhice do seu cachorro um pouco mais feliz.