Você sabia que a unha do seu cachorrinho de estimação precisa ser cortada? Calma! Não saia correndo para cortá-la, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é como em humanos. As unhas dos cães são irrigadas, ou seja, possuem vasinhos sanguíneos. Por isso, você precisará ter muito cuidado para poder cortá-la sem ferir o pet.
Quando preciso cortar a unha do meu cachorro? Cães que têm contato com superfície áspera, no geral, conseguem desgastar as unhas através do atrito com o solo. Assim, raramente é necessário cortar as unhas, a não ser, quando ele tem o quinto dedo.
Quando o cão só anda em superfície lisa, como piso, ele não desgasta as unhas naturalmente e nesse caso, há necessidade de cortar. Você notará que elas estão maiores do que o normal, a ponto de ficar batendo e fazendo barulho, quando o bichinho caminha.
Outro ponto que você precisa ficar atento é ao quinto dedo. Cães que têm o quinto dedo precisam de uma atenção ainda maior. Como essa unha não entra em contato com o solo, ela não sofre desgaste, ou seja, vai crescendo. Se não for aparada, pode chegar a fincar na pele do pet e ele sentirá dor. Nesses casos, muitas vezes, se faz necessário um procedimento cirúrgico, feito pelo médico veterinário, para a retirada não apenas na unha, mas também do quinto dedo. Além disso, quando a unha do quinto dedo está grande ela engata em tudo, como paninhos ou na sua roupa. Muitas vezes, o bichinho acaba quebrando o dedinho nesses acidentes e a cirurgia se faz necessária.
A primeira coisa a ser feita é convencê-lo a deixar que o procedimento seja feito. Ele irá estranhar nas primeiras vezes, pois não irá entender o que está acontecendo. Dependerá do dono mostrar para ele que está tudo bem e que o corte não irá doer. Para isso, é necessário brincar, fazer carinho e ter bastante paciência e cuidado.
Caminhar e passear antes de cortar a unha, também é uma ótima alternativa. O cão cansado e feliz costuma ser mais compreensivo. Lembre-se que quanto mais novinho você começar a cuidar das unhas dele, mais fácil será dele se acostumar com isso e entender que está tudo bem.
As unhas dos cachorrinhos são muito diferentes das humanas. Além dos vasinhos, há terminações nervosas muito perto dela e por isso, você precisará ter cuidado. Caso você corte o lugar errado, irá sangrar e ele sentira dor.
Quando a unha do bichinho é clarinha, é fácil de você identificar os vasinhos. É só olhar com cuidado e nun Ca cortar a área que tem vaso. Já as unhas escuras são mais complicadas. Nesse caso, corte apenas uma pequena parte das pontinhas, para que diminua o risco de ferir o bichinho. Se ao cortar sobrar alguma ponta tortinha, que possa engatar e ferir o pet, use a lixa para arrumá-la.
O ideal é ter um cortador de unha especial para pet, encontrado em qualquer petshop. Tenha cuidado e muita paciência e caso sangre, na mesma hora pressione com gaze limpa até que o sangramento pare. Caso não se sinta seguro para fazer o procedimento, leve o pet ao veterinário!