Cuidar do pelo, dar uma boa alimentação, manter as vacinas em dia, dar vermífugo dentre outros cuidados básicos já estão na rotina dos donos de pet. Mas você tem cuidado com carinho dos dentes do seu cachorrinho de estimação?
Pois é, os dentes dos peludos também precisam de cuidados. Uma pasta de dente adequada e uma escova dedeira, daquelas usadas em bebês, fazem parte devem fazer parte da rotina de quem tem um pet de estimação.
Talvez você ainda não saiba, mas a saúde dos dentes do seu peludo é muito importante e pode garantir muitos anos de vida a mais para ele, além de tornar o convívio entre vocês mais agradável.
Para começar é importante entender que os filhotinhos de cães têm dente de leite. São 28 dentinhos que serão substituídos pelos 42 dentes definitivos. Isso começa a acontecer quando o pet tem aproximadamente 3 a 4 meses de idade. Na maioria das vezes, até os 7 meses de idade todos os dentes já têm sido trocados.
Sabe aquela placa amarela que você já deve ter visto na boca de alguns cães? Aquilo é tártaro. Do tártaro pode ocorrer o famoso “bafo de onça”, uma infecção na boca e levar bactérias para os outros órgãos do organismo, como fígado e coração. Pode até matar! Além disso, têm as doenças comuns nas bocas como a gengivite e a periodontite.
Como o cão não tem como enxaguar a boca de cuspir, a sua pasta de dente é especial e pode ser ingerida. NUNCA use a pasta de dentes humana, pois pode fazer mal ao cão.
Quando ele ainda é filhotinho. Quanto mais cedo, mais fácil será de acostumá-lo com esse procedimento. Além disso, é uma maneira de você criar mais intimidade com o peludo e de aumentar ainda mais a relação de confiança entre vocês.
Como fazer isso?
Se seu cão for adulto já, pode ser que a tarefa fique um pouco mais difícil, afinal, ele não está entendendo o que está acontecendo. Tenha calma.
Sempre leve o pet ao médico veterinário para uma avaliação. Algumas vezes, a remoção das placas se faz necessária por esse profissional. Fique atento!