Seja porque o pet adoeceu e precisa tomar remédio ou porque está na hora de repetir a dose do vermífugo, muitas vezes as pessoas que têm um cachorrinho de estimação precisarão administrar uma medicação a ele. Tarefa fácil? Na verdade não! Alguns cães com o tempo até facilitam, mas a maioria dá trabalho. Eles são tão inteligentes que quando não gostam de tomar o medicamento e veem seu dono mexendo na caixinha, já correm se esconder.
Não importa se a tarefa é fácil ou não. De qualquer maneira você terá que administrar a medicação para que a saúde do seu cachorrinho de estimação seja garantida. Com algumas técnicas o trabalho fica mais fácil. Porém, se o cão for muito grande e agitado, pode ser que você vá precisar da ajuda de mais alguém.
Como dar medicamento líquido
Várias medicações são líquidas, ou em suspensão oral. Principalmente as dadas para filhotes. Muitas vezes a concentração de um comprido de um remédio é tão grande que não tem como medicar um filhotinho com ele.
É importante lembrar que como essa seringa já foi contaminada na boca do pet, ela não deve ser colocada dentro do frasco do remédio novamente. Nesse caso, retire o remédio usando a agulha, uma seringa nova ou derrame o medicamento que será usado no copinho medidor e depois aspire com a seringa.
Comprimido e cápsulas
Veja o passo a passo:
Fique atento, pois muitos cães esperam a pessoa se distrair e jogam o comprimido fora. É bom olhar na boca do animal para ter certeza de que o comprimido não está parado por lá. Alguns comprimidos podem ser dados junto com alimentos. Nesse caso, recomenda-se colocar no meio de uma bola de ração úmida. Porém, isso só deve ser feito se o médico veterinário confirmar que pode, pois alguns remédios não devem ser dados junto a alimento.