A Revista Exame publicou essa semana uma matéria onde mostra um estudo que afirma que os cachorros são capazes não só de lembrar, como também de imitar ações humanas. A pesquisa, da Universidade Eötvös Loránd da Hungria, prova a capacidade cognitiva dos cães para codificação e lembrança de ações. O trabalho foi divulgado pela revista Animal Cognition, nesta terça feira, 16.
Os mais receptivos, segundo o estudo, são os cachorros domésticos, visto que eles têm mais contatos com os humanos. Os cachorros observam com muita atenção o que os humanos/donos fazem e são influenciados.
VEJA TAMBÉM: Estudo mostra que cachorros têm sentimentos como os seres humanos
Para o trabalho, donos de oito cães adultos utilizaram métodos para testar a capacidade dos cães de imitá-los. Esses andavam, por exemplo, ao redor de um balde e esperavam de 5 a 30 segundos antes de permitir os cachorros que fizessem o mesmo (para analisar também a memória dos cachorros).
Durante a espera, os cachorros eram distraídos com outras atividades pelos pesquisadores, completamente diferente da ação a ser imitada. Alguns eram capazes de imitar as ações de 40 segundos a 10 minutos depois.
O artigo diz que se os cachorros possuem essa capacidade de codificar e lembrar de uma atividade após um longo período, mostrar que eles têm representação mental da demonstração dos humanos. E o melhor: eles possuem algum tipo específico de memória de longo prazo. Curioso, não?