É comum os donos ficarem preocupados quando os cachorros passam a comer grama, pois não é algo normal na visão dos humanos. No entanto, não há motivos para tanta preocupação, pois se trata de um comportamento comum e natural. Na maioria das vezes, quando eles praticam esse ato é porque há algo errado com seu estômago e ingerem a grama para melhorar seu processo digestivo. Do contrário eles consomem apenas porque gostam ou estão entediados.
VEJA TAMBÉM: Por que devo tosar meu cão?
No momento em que eles comem algo que não lhes fez bem, a grama atua como um irritante no estômago, o que provoca o vômito do alimento indesejado. Quando eles consomem grama estão também ingerindo clorofila, produto que inibe a proliferação de bactérias, infecções e inflamações. Você só deve se preocupar quando o consumo for em excesso e deve cuidar para que ele não engula gramas daninhas que podem estar contaminadas.
No caso do mal-estar gastrointestinal, o alimento acaba atuando como erva medicinal, além de fazer parte da dieta natural dos cachorros. Para evitar que eles comam grama com algum tipo de agrotóxico, o que realmente pode fazer mal, você pode comprar para eles a “Graminha para Cães”, produto livre de alterações químicas repleto de fibras e clorofila. Além de estar propiciando momentos de lazer ao seu cachorro, você estará balanceando a dieta dele.