Um dos tipos de sarna que o seu cachorrinho de estimação pode ter é chamada de demodécica ou sarna negra. Diferentemente da outra, a sarna sarcóptica, a sarna demodécica não passa para os seres humanos.
O causador dessa sarna é um ácaro que recebe o nome de Demodex canis. Assim como os seres humanos, os cães também tem ácaros e bactérias que vivem tranquilamente em sua pele e o Demodex é um deles. Quando eles estão em equilíbrio e em pequena quantidade, não causa nada ao animal, sua existência é imperceptível, mas quando aumentam em quantidade, causam as lesões da sarna.
É isso mesmo! Seu cachorro pode dormir bem e no dia seguinte, você notar uma queda de pelo, que costuma iniciar ao redor dos olhos. Fica como se fosse um contorno do olho sem pelo. Depois podem aparecer pontos sem pelo perto da boca e no restante da face. Em casos mais graves, se espalha pelo corpo todo. Crostas são formadas sobre as lesões.
No geral, isso ocorre quando o animal está com o sistema imunológico debilitado ou, quando passa por algum estresse. Uma mudança de casa, o dono ausente por mais tempo do que o normal, a chegada de um novo membro na família ou qualquer outra alteração que possa deixar o bichinho estressado, pode ser suficiente para a sarna aparecer.
A primeira coisa a ser feita é leva-lo ao médico veterinário para que ele seja examinado e o diagnóstico correto seja feito. As lesões de pele são parecidas com outras doenças e, muitas vezes, um exame feito através do rapado da pele é necessário. Se a sarna demodécica realmente for diagnosticada, de acordo com o estado geral do cachorrinho, o profissional irá estabelecer o tratamento indicado. Esse tratamento pode ser tanto com medicação, como com alteração no dia a dia com o bichinho. Por exemplo, se ele está passando por um estresse em casa, algo precisará ser feito para que ele receba melhor as novidades do lar e o estresse diminua.
Quando há necessidade de tratamento com medicação, eles vão desde os polivitamínicos, a medicações injetáveis, vermífugos (animais com quadro de verminoses ficam mais fracos e acabam apresentando os sinais da sarna), banhos com produtos específicos e em casos de infecção bacteriana secundária, até antibióticos. Dependendo do caso, algumas pomadas que ajudam a controlar o ácaro, também são receitada. Só é necessário ter bastante cuidado para não cair no olho.
Vale lembrar que embora todos os cães tenham esse ácaro, nem todos, mesmo que criados juntos, terão os sinais dessa sarna. é uma característica individual. Além disso, não é necessário isolar o bichinho nem se preocupar em não pegar, pois essa sarna não pega em gente.
Um cachorrinho que tem sarna negra precisa ser constantemente monitorado pelo médico veterinário, pois mesmo após o tratamento, ela pode voltar durante toda a vida. Caberá ao proprietário ficar atento para que o tratamento seja feito rapidamente e o protocolo do profissional seja totalmente seguido. Assim o cachorrinho ficará bem!
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.