Ter um cachorro é muito legal, passear com ele melhor ainda, mas muitas cidades grandes ainda sofrem problemas com a falta de educação de donos que deixam as fezes dos bichinhos espalhadas pelas calçadas das ruas. Além da sujeira, o não recolhimento deixa as ruas com um odor desagradável e pode causar contaminação.
“Operação anti caca”, “calçada limpa” e “não seja um cara de cocô” são alguns dos nomes das campanhas desenvolvidas eventualmente em diferentes cidades do país com a finalidade de conscientizar a população da importância do recolhimento das fezes dos animais. O contato direto com fezes de cachorro pode causar infecções intestinais - que ocasionam diarreias e vômitos - verminoses e até mesmo doenças de pele. Por isso é tão importante que você recolha o cocô do seu animal.
VEJA TAMBÉM: Ivo Hadlich, o amante dos animais
No Rio de Janeiro e em São Paulo quem não recolhe as fezes de cachorros pode até levar multa. Ande sempre com um saquinho plástico na bolsa e use-o como luva para retirar o cocô do chão e colocá-lo no lixo mais próximo. Se preferir, na hora em que seu cão for defecar, coloque uma folha de jornal embaixo para facilitar o recolhimento. Há vários coletores e pazinhas à venda em Pet Shops.
No ano passado alguns parques públicos da Cidade do México adotaram uma forma diferenciada de estimular os donos dos cachorros a recolher o cocô de seus animais e manter os locais limpos. O projeto intitulado Poo Wi-Fi funcionava da seguinte maneira: sempre que alguém recolhesse o cocô e depositasse a sujeira do animal em algum dos lixos especiais espalhados pelo parque, uma maquina interligada às lixeiras liberava wi-fi gratuita para todos os frequentadores do parque. Quanto mais fezes jogadas no lixo, mais minutos de internet gratuita disponível.
Em Israel, um equipamento portátil desenvolvido pela Universidade Hebraica transforma as fezes em cinzas. A máquina, chamada “AshPoopie”, tritura o cocô que se tranforma em cinzas inodoras apertando apenas um botão. Se você conhece alguma campanha interessante não só no Brasil, como no exterior, compartilhe conosco. Será um prazer divulgar e trazer boas ideias para as nossas cidades.