Você acha estranho que seu cão fique girando antes de se deitar? Pois saiba que isso não tem nada de mais. Este comportamento vem dos ancestrais, que faziam isso como estratégia de sobrevivência. Para sentir a direção do vento, eles ficavam dando voltas e, com isso, eles conseguiam espalhar o próprio cheiro e podiam se acomodar em uma posição que lhes ajudaria a notar a aproximação de predadores.
Hoje esta atitude é somente instintiva. Os cães não precisam mais enfrentar predadores, mas sua genética já está programada para agirem assim. Isso também pode ser percebido em outros comportamentos caninos, como no jeito de fazer xixi com a pata levantada, por exemplo.
VEJA TAMBÉM: Meu cão está com coceira. E agora?
Ao mesmo tempo em que marca território, o cachorro também levanta a pata para mostrar que é superior ao outro. Conforme a altura que ele conseguir levar sua urina, é considerado mais forte pelos outros cães. Existem várias outras ações do cão não têm função hoje em dia e que são realizadas apenas por instinto. Sendo assim, não há motivo para se preocupar com isso.