Durante muito tempo os cães foram escolhidos pela forma como se comportavam e não por sua aparência. O que muda nos dias de hoje, onde, grande parte dos cães são escolhidos exatamente pela sua beleza.
Uma vez que a aparência física é testada nos concursos, apenas criadores mais cuidadosos preocupam-se com o temperamento do animal e tomam medidas para garantir que apenas cães de personalidade estável sejam usados na reprodução.
VEJA TAMBÉM: Check-up em animais de estimação
Alguns criadores, em determinadas ocasiões optam, por animais de temperamento inadequado, mas que, apesar disso, tenham chances maior de produzir campeões de beleza. Um bom exemplo de animal para competição, que por sí só, requer um nível baixo de atívidade é o Yorkshire Terrier.
Já os cães criados com maior capacidade de trabalho, entre eles os sheepdogs (cães de ovelhas) , tendem a requerer um alto nível de atividade. Pense antes de adquirir um animal como esse, os sheepdogs podem correr entre 30 e 50 quilômetros por dia e ainda se manter ativo o dia todo.
Os cães de trabalho podem levar pessoas a loucura, a menos que eles próprios enlouqueçam no meio do caminho.
Infelizmente, poucas pessoas criam cães “de estimação”. Como dito antes, os animais são geralmente criados por sua beleza, capacidade de trabalho ou por acidente. Apenas conhecendo muito bem o passado do cão é que você poderá fazer uma escolha conciênte acerca do animal ideal para você.
Pode apostar que você não conseguirá criar um cão Campeão Polical do Ano, ou então, o Puxador de Trenós mais veloz do Alasca dentro de um apartamento.