A capacidade que alguns cães possuem é admirável e motivo de orgulho para muitos donos. Algumas raças se destacam ainda mais quando o assunto é inteligência. Uma delas é a Yorkshire, de origem inglesa, que no livro "A Inteligência dos cães", de Stanley Coren, foi citada entre as mais inteligentes do mundo, ficando na 27ª posição.
Os cães dessa raça são muito dóceis, brincalhões e agitados, o que os torna uma excelente companhia para as crianças. Eles também são muito carinhosos, mas a maioria deles não gosta de ficar muito no colo, preferem mesmo é ficar apenas perto do dono.
VEJA TAMBÉM: Proteja seu animal do frio
Quando o assunto são os outros animais, os Yorkshire gostam de chamar a atenção do dono e de disputar território. São também ciumentos e possessivos. Eles não costumam soltar pelos, característica que os torna uma ótima opção para apartamentos. Ao mesmo tempo, estão sempre atentos ao menor ruído e costumam ser um pouco barulhentos e avisando quanto alguém está andando no corredor do prédio, por exemplo.
Seus pelos longos e sedosos fazem com que os Yorkshire sejam considerados uma das raças mais belas do mundo. Eles encantam também pelo tamanho, pois seu peso atinge no máximo 3,5 kg. Para que seus pelos estejam sempre exuberantes, são necessários alguns cuidados especiais, como escovação entre três e sete vezes por semana. Para facilitar a manutenção da pelagem eles podem ser tosados, sem que se perca toda a beleza da raça.