O Yorkshire Terrier também conhecido como Yorkie é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem na Grã-Bretanha. Os filhotes nascem pretos com pontos marrons, e geralmente alteram a cor da pelagem com cerca de um ano. O Yorkshire é uma das raças mais populares e amadas que existem no mundo.
A pelagem do Yorkshire adulto é repartida ao meio da coluna vertebral e longa suficiente para tocar o chão. A cabeça delicada é plana, com um focinho de comprimento médio preto. Os olhos são claros com aros escuros. As orelhas são pequenas, eretas e tem formato triangular. O pelo nas orelhas é escuro, e a linha superior do corpo é reta. O Yorkshire possui um corpo compacto e imponente, tendo em média 3 quilos. A cauda é cortada entre 3 a 5 dias para a metade de seu comprimento original. A pelagem na cabeça do York é tão intensa que é recomendado utilizar uma faixa para melhorar a visibilidade e não atrapalhar o dia-a-dia do cão. Um Yorkshire pode viver de 12 a 15 anos.
Aprenda tudo sobre Yorkshire:
Yorkie se adapta muito facilmente a novos ambientes. São animais de estimação adequados para muitos lares. Por serem pequenos, não exigem muito exercício, e se encaixam muito bem como cães para apartamento. Lembrando que mesmo por não precisarem de muito exercício, eles têm necessidade de interação com seus donos. Possuem um pelo longo, que requer uma atenção especial, principalmente com uma escovação regular. Eles também precisam de uma liderança gentil, para que não fiquem teimosos.
Graças ao seu tamanho, o Yorkshire Terrier se dá melhor com crianças mais velhas que já foram ensinadas a respeitá-los do que com bebês e crianças pequenas. Eles podem ficar mal-humorados se forem provocados ou assustados.
Parece que o Yorkshire Terrier não tem muita noção do seu tamanho, devido a sua ansiedade para aventura. Ele é um cãozinho altamente energético, corajoso, leal e inteligente. É um verdadeiro Terrier por natureza. O Yorkshire é muito afetuoso com seu dono, mas se não for liderado corretamente, pode se tornar desconfiado com pessoas estranhas e agressivo com outros animais. Herda a característica do Terrier, que precisa que entenda alguém como ser o seu líder.
Os Yorkies podem se tornar possessivos se um novo animal de estimação vier para casa. Sendo um Terrier, eles podem querer desafiar o "intruso". Tenha cuidado ao passar por uma situação como essa.
A raça Yorkshire é fácil de ser treinada, contudo se o dono não estabelecer limites adequados, eles podem ficar teimosos. Quando os proprietários mostram liderança o suficiente, o Yorkie é muito doce e amoroso e pode ser confiável com crianças. Problemas acontecem quando o dono deixa o cão tomar conta da casa, por causa de seu tamanho pequeno e por ele ser bonitinho. Se você está sendo um dono assim, repense um pouco as suas atitudes. Seja um líder melhor para seu cãozinho. O Yorkshire é um doce de cão e precisa de uma liderança gentil.
Como todos os cães da raça Terrier, os filhotes de Yorkshire tem uma atitude de auto importância e gostam de latir e fazer buracos. Geralmente são tímidos com pessoas estranhas, mas inteligentes e respondem muito bem a um treinamento eficiente. São extremamentes carinhosos e quando filhotes são perfeitos para ensinar comandos.
Os ossos do Yorkshire Terrier são frágeis e delicados, então fique atento nas possibilidades de acidentes. Alguns Yorkies tem tendência de desenvolver infecção nos olhos e cárie nos dentes. Eles podem ter também uma digestão delicada dependendo do tipo de alimento que ingerirem.
O Yorkshire Terrier não precisa de muitos exercícios, mas necessita ter uma interação na forma de brincadeiras. Brinque com ele com bolas, ensinando comandos e com passeios ao ar livre. Aproveite para se divertir com seu cão e conhecer lugares novos. O Yorkshire não é um cão para se viver ao ar livre, ele tem baixa resistência ao frio e seu pelo precisa de cuidados especiais.
A quantia indicada de ração é de 1/2 a 3/4 de xícara de ração seca de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Cuide para que seu cãozinho não engorde. Mantenha-o sempre em forma, verificando a quantidade diária de ração e não deixando alimentos sempre disponíveis para ele comer.
O pelo longo requer um cuidado diário. Deixe o pelo da área da cabeça curto, como já citado, isso ajuda na hora da alimentação e também para que o animalzinho enxergue melhor. Geralmente os donos fazem um topete com uma fita, ou mesmo cortam esses pelos. O pelo próximo da boca também deve ser cortado para evitar irritações ou infecções.
Um fato interessante é que o pelo do Yorkie pode ficar mais claro com o passar do tempo. Alterações hormonais podem afetar a cor. Fêmeas no cio também podem clarear os pelos. Assim que o cio terminar, eles escurecem novamente.
Os banhos devem ser semanais para manter sua pelagem bonita e brilhante. No banho não há necessidade de esfregar com força, apenas molhe o pelo, coloque xampu e esfregue seus dedos para retirar a sujeira. Condicionador também é algo recomendado a ser utilizado.
Como acontece frequentemente com cães de raça pequena, o Yorkshire pode desenvolver o problema da dentição dupla, que é quando os dentes de leite não caem e os dentes definitivos nascem, ficando dois dentes no lugar de um. Este problema pode gerar outros problemas maiores, como o mau hálito, gengivite e tártaro.
Como resolver o problema da dentição dupla? Espere seu cãozinho fazer um ano de idade, pois até lá, o dente de leite pode cair naturalmente. Se caso não cair, procure um veterinário para que o mesmo avalie a situação. Geralmente é feita a remoção cirúrgica do dente de leite. Algumas ações podem ser executadas para tentar ajudar que o dente de leite caia, como por exemplo, dar ao Yorkshire alguns ossos recreativos e brincadeiras de cabo de guerra.
O mini Yorkshire ou micro Yorkshire é uma versão menor da raça. Ele é tão pequeno que pode ficar dentro de uma bolsa. Também é conhecido como Yorkshire Terrier miniatura, pesa 4 quilos ou menos sendo um dos menores cães do mundo. Tecnicamente ele não é uma raça real, é apenas um Yorkie menor devido ao acaso, ou cada vez mais, da criação intencional. Graças a sua natureza delicada você vai precisar ter um cuidado extra com esses cãezinhos pequenos, que são muito mais frágeis. A seguir você pode conferir fotos do mini Yorkshire:
Parece haver duas histórias diferentes sobre a origem do Yorkshire Terrier. A primeira afirma que a raça foi trazida para Yorkshire, na Inglaterra, por tecelões escoceses que migraram para a Inglaterra em meados do século 19. A segunda afirma que o Yorkshire Terrier foi desenvolvido pelos mineiros ingleses em 1800 para ajudar a controlar a população de ratos em minas.
De acordo com a segunda história, o Yorkie provavelmente resultou do cruzamento entre o Dandie Dinmont, Skye Terrier e o Maltês. A nova geração foi originalmente chamada de Scotch Terrier. Este cão pequeno logo foi confrontado com ratos para o entretenimento dos mineiros. Mais tarde ele se tornou um companheiro favorito de bem estar das mulheres que carregavam os pequenos cães em suas malas ou debaixo do braço.
Embora os aficionados por Terrier do século 19 pensavam que o futuro da raça era fraco, o Yorkie tornou-se uma das raças mais populares. Hoje, este cãozinho corajoso é ao mesmo tempo um companheiro alegre e um cão de mostra (competição) glamouroso.
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.