Quando você adota, compra ou ganha um filhotinho, sabe que dentre os principais cuidados com o pequeno cão está a vacinação. Na Comunidade do Blupet, a internauta Paulina levantou a questão "Quais são as primeiras vacinas que um filhote de cachorro de tomar?".
VEJA TAMBÉM: Alergias em cães
Já escrevemos um artigo sobre a importância da vacinação, que não deve ser somente quando o cão é pequeno, mas ao longo de toda a vida do animal. No entanto, as primeiras vacinas são as mais importantes e que podem evitar possíveis doenças que afetam os filhotes. As vacinas normalmente iniciam a partir dos 45 dias a 8 semanas de vida, com reforços anuais.
As primeiras vacinas que o filhote deve receber são a V8 ou V10 que previnem contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Parvovírus canino, Leptospirose, Parainfluenza, Adenovírus e Coronavírus.
As doenças mais comuns que afetam os cãezinhos no Brasil são a Cinomose e o Parvovírus. A primeira causa tosse e diarreia intensa. Os cães que a adquirem desenvolvem uma pneumonia ou até paralisia que pode matar. Já a Parvovirose é uma doença que permanece no ambiente por muito tempo, por isso é necessária a vacinação, como ela é oculta fica difícil detectar se o local possui ou não o vírus. Ela provoca diarreia com sangue e também é fatal.
Cuide bem do seu animalzinho e garanta a ele uma vida longa. Converse com o veterinário do seu cachorro e siga corretamente o calendário de vacinação.