Boxer é uma raça de cães de origem alemã, que foi desenvolvida no século XIX. O Bullenbeisser Brabanter era um dos ancestrais dos Boxer de hoje. Quem lutou pela raça, a padronizou e colocou-a em uma exposição foram três alemães de nomes Friedrich Robert, Konig Elard, e Hopner R. No final do século XIX a raça começou a ser introduzida no restante da Europa.
De porte médio e vindo da Alemanha, a raça Boxer é indicada para cão de companhia, de pastoreio e de agility. Possui pelos curtos, duros e bem rentes ao corpo.
Essa raça é encontrada de várias cores como avermelhada, castanho-amarelada ou mosqueada. Tem manchas brancas na região do peito, pescoço, pernas e cabeça. Possui também uma máscara preta que não pode passar do focinho.
Vive de 8 a 12 anos e embora precise de atividade física, esta não precisa ser intensa. É muito sensível ao calor e quem tem um animal dessa raça e mora em locais com um verão intenso, precisa ter cuidado e proporcionar ambientes mais frescos e agradáveis ao animal. Carinhoso e muito calmo, é um grande amigo da família e se adapta muito bem às crianças.
Leal, extremamente inteligente, um pouco ousado, brincalhão, protetor e muito atencioso, ele sabe como conquistar a todos. Ele precisa de espaço par acorrer, brincar e ser feliz e por isso, não deve ser criado dentro de um apartamento e sim em uma casa com um bom quintal. Além disso, precisa passear diariamente com o seu dono para que seja realmente feliz.
Se a família tiver outro animal de estimação, provavelmente ele conseguirá conviver bem e se tornar um grande amigo, porém, alguns animais dessa raça, não gostam de cães estranhos e podem não aceitar um cão visitante com facilidade.
Pode ser um pouco teimoso, mas é sensível e inteligente, ou seja, aprende rápido tudo o que é ensinado. Ele é bagunceiro, mas ao mesmo tempo é um cão calmo. Está sempre alerta e se não for exercitado como deve pode se tornar inquieto. O exercício adequando não precisa necessariamente ser uma corrida. Uma longa caminhada já supre a necessidade do cão ou uma caminhada leve com muitas brincadeiras e jogos dentro de casa.
O focinho curto faz com que ele não se adapte bem ao calor e sua pelagem curta faz com que o frio seja um problema, quando muito intenso. Ele precisa ter sempre uma temperatura agradável. O Boxer é um cão forte e o mais indicado é que ele seja treinado, adestrado, para que fique mais fácil a rotina diária. Ele precisa de exercício mental também, para que possa se entreter.
Com pelos curtos faz com que a manutenção da pelagem seja simples quando comparado a outras raças. A escovação uma vez por semana para retirar os pelos mortos é o suficiente para mantê-lo bem. Para alegria dos donos, ele solta pouco pelo.
O proprietário precisa ter cuidado com a nutrição do pet, para que ele não coma demais e engorde. Quando adultos muitas vezes eles precisarão ser tratados com ração light.