O Poodle, por ser um cão extremamente bonito, muitas vezes pode ser confundido com um cão sem muita inteligência, porém ele é muito esperto, ativo, obediente e que se destaca pela facilidade que tem em ser treinado. Pode ser definido resumidamente em três palavras: lindo, sofisticado e inteligente.
Existem três tamanhos oficiais da raça: Poodle Toy, Poodle Miniatura, Poodle Médio. Estas não são raças diferentes, apenas tamanhos diferentes para a mesma raça de cachorro. O Toy tem até 28 cm e pesa entre 2,5 a 4 quilos, o Poodle Miniatura entre 28 a 35 cm e pesa 6,5 a 7,5 quilos e o Poodle Médio 35 a 45cm pesando entre 20 a 31 quilos.
A pelagem é encaracolada, densa e de uma cor só, podendo essa cor variar em alguns tons. As cores podem ser azul, cinza, prata, marrom e creme.
Aprenda mais sobre Poodle:
O Poodle Toy tornou-se favoritos entre as famílias reais, particularmente no século 18. O Poodle miniatura e suas variedades foram criados a partir de cães maiores, hoje conhecidos como Poodles Standard (tamanho padrão). Os três tamanhos são considerados uma raça, e são julgados pelo mesmo padrão. Hoje, o Poodle é essencialmente um cão de companhia e show, embora ele pode aprender quase tudo.
Inteligente, amoroso, leal e sapeca. São definições que alguns donos de Poodles utilizam para descrever a personalidade da raça.
Apesar de sua aparência luxuosa, o Poodle adora brincar. Ele está sempre pronto para participar de uma brincadeira de qualquer tipo. É uma raça que adora pessoas. Juntando esses fatores com uma inteligência incrível, você tem um cão com uma performance de treinamento admirável.
A raça Poodle é sensível ao tom de voz, e não vai obedecer se ele sentir que é mais forte que você, no entanto, não seja muito severo porque isso também não vai funcionar. Os donos precisam ter calma e ainda possuírem um ar de autoridade naturalmente.
Um Poodle que foi bem domesticado tem um comportamento calmo, especialmente se ele estiver fazendo exercícios diários conforme o recomendado. Alguns donos dizem que o Poodle Toy e o Miniatura são um pouco mais estressados, porém alguns outros donos discordam.
Ele pode ser um bom cão de guarda, já que geralmente late com a presença de estranhos. Apesar de ser carinhoso com sua família, ele pode demorar um pouco até se acostumar com novas pessoas.
Apesar de aparentar, o Poodle não é esnobe. São cães que querem ficar próximo de suas famílias e estão sempre prontos para uma brincadeira.
O Poodle pode viver em quase qualquer tamanho de casa ou apartamento. A sua pelagem longa exige alguns cuidados e atenções especiais. É uma raça ativa e exige exercício físico diário. Ele também avisa quando estranhos se aproximam, e pode ser um bom cão para cuidar da casa. Não é o tipo de cão para se viver em um canil, pois gosta de estar com seus donos e não gosta de ficar sozinho. Além disto, alguns estudos dizem que ele é uma boa escolha para pessoas com alergia.
Os Poodles preferem viver dentro de casa, principalmente os Poodles menores. A raça aprende muito rapidamente, e por isto mesmo, os donos devem ter muito cuidado: eles aprendem maus hábitos rapidamente também. Se você não sabe como educar um cão, primeiro aprenda, para depois ter um Poodle. Isso vai prevenir dores de cabeça no futuro.
Além disto, o Poodle é uma raça ativa que precisa de atividade diária. Brinque com bolas, faça passeios e aproveite a facilidade para treinar truques a ele. Assim, ele vai ser um cão mais comportado e feliz ao seu lado.
O recomendado é de 1,5 a 3 xícaras de ração por dia de alta qualidade, divididas em duas porções por dia. Os Poodles menores podem necessitar de uma quantidade menor de ração. Esta é uma quantidade média, dependendo de outros fatores como idade, tamanho, metabolismo e nível de atividade, ela pode variar.
Uma recomendação é não deixar ração sempre disponível para seu cão durante o dia inteiro. Isso pode fazê-lo comer demais e engordar.
A pelagem do Poodle exige muitos cuidados. Mesmo com uma pelagem curta, seu Poodle precisa tomar banho a cada 3 a 6 semanas, às vezes com maior frequência para mantê-lo bem limpo e com um pelo sem nós.
É recomendado fazer uma escovação diária, pois muitos pelos que caem do Poodle ficam presos, e ele precisa ser escovado para fazer a retirada desses pelos.
Os olhos do Poodle lacrimejam muito, e isso pode ficar sobre o pelo dos olhos. Limpe ao redor dos olhos todos os dias com um pano umedecido em água morna. Também não deixe de conferir as suas orelhas. Muitas vezes pode acumular sujeira e ocasionar infecções no ouvido. Raças com orelhas grandes, como o Poodle, tendem a ter infecções no ouvido, pois o canal auditivo fica úmido, então é bom sempre dar uma verificada.
Corte as unhas do Poodle de 1 a 2 vezes por mês. Se você as ouvir batendo no chão é um sinal de que está na hora de cortá-las.
Os Poodles são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, podem apresentar algum problema de saúde. A recomendação do Blupet é que você adote um cãozinho, porém, se você estiver pensando em comprar, lembre-se de não olhar somente o preço ou o valor do Poodle. Alguns criadores focam somente no lucro, não pensando na saúde ou mesmo na criação de qualidade da raça. Essas criações desenfreadas geram filhotes com baixa imunidade e propensos a terem problemas.
Um Poodle saudável, com uma boa criação e tendo bons cuidados pode viver de 12 a 15 anos.
O Poodle é provavelmente descendente dos primeiros retrievers de água da Alemanha, mas também pode estar relacionado com os spaniels da Península Ibérica. O nome provavelmente deriva da palavra alemã "Pudel" que significa "aquele que toca na água".
O Pelo grosso do poodle era tosado para ajudá-lo a nadar, deixando apenas pelos sobre as articulações das pernas, coração e pulmões para protegê-lo do frio extremo. O francês aproveitou a alta inteligência, treinabilidade da raça e carisma inato para usar o Poodle como um artista de circo.
A grande popularidade da raça no país levou ao nome comum francês Poodle (Poodles são retratados em pinturas do século 15). Na França, no entanto, o Poodle é chamado de Caniche (cão ou pato).