Esses carrapatos hospedam cavalos e capivaras. Quando chegam a fase adulta, eles são bem grandes. Maiores do que os carrapatos de cachorros. Algumas pessoas sentem dor quando são picadas por ele, ou seja, será facilmente percebido pelos humanos.
Embora o carrapato estrela costume hospedar cavalos e capivaras, pode acontecer dele eventualmente vacas, cães, cabras, carneiros, galinhas, perus, porcos e outros animais silvestres. Dentre os animais domésticos, além da capivara que é o mais comum, ele pode se hospedar em cachorros-do-mato, ratos, coelhos, lebres, coatis, tatus, pacas, cotias, tamanduás, gambás e as aves.
Os carrapatos, no geral, se reproduzem rapidamente e o estrela não é diferente. Apenas uma fêmea fecundada, faz a postura no solo de 5.000 a 7.000 ovos! Se ela tiver infectada, os ovos também serão, ou sejam , se a fêmea for transmissora de uma doença muito perigosa para o homem, chamada de febre maculosa, os “filhotinhos” também serão.
De ovos eles passam para a fase de micuins infectados, que sobem nas folhas das gramas ou até mesmo de arvores, e ficam quietinhos, só esperando por um hospedeiro. Podem ficar até 6 meses ali parados, sem se alimentar.
Quando o primeiro hospedeiro chega, ele se fixa e ficam sugando o sangue por até 6 dias! Depois disso ele cai no solo e fica por mais 18 a 26 dias para se transformar em carrapatinhos também chamados de ninfas. As ninfas podem permanecer no ambiente por até 1 ano!
Quando sobem para o segundo hospedeiro se fixam e sugam o sangue por 6 dias. Caem novamente e ficam por mais 25 dias no solo. Se transformam em carrapatos adultos, que podem permanecer no ambiente até 2 anos. Ao conseguirem o terceiro hospedeiro as fêmeas são fecundadas, sugam o sangue, aumentam de tamanho e caem. O ciclo se repete. Se o homem for picado por um carrapato desses, mesmo que seja um carrapato estrela, que esteja infectado, ele certamente ficará infectado. Outra maneira de se infectar é quando ao esmagar um carrapato com a mão, o sangue existente dentro dele entre em contato com um ferimento da pessoa. Um carrapato infectado pode propagar a bactéria durante a vida toda! Os cães podem contrair a Febre Maculosa e vir a óbito.
Febre maculosa no Brasil é transmitida pelo carrapato estrela (Amblyomma cajennense) infectado, infectado pela Rickettsia rickettsii.
Após ser picada por um carrapato ou micuim infectado, pode levar até 14 dias para ter os primeiros sintomas. Algumas pessoas não possuem sinais muito evidentes, outras, chegam a ter febre de 40 graus por 2 a 3 semanas. Dor de cabeça intensa, edema dos olhos e conjuntivas, dor no corpo e calafrios também podem ser notados. Podem aparecer lesões de pele, rosadas, nos punhos e tornozelos. Elas evoluem e ficam volumosas. Embora seja uma doença bastante antiga, não é fácil de ser diagnosticada. Os sintomas se confundem com diversas outras doenças mais comuns. Além disso, para se ter a certeza da febre maculosa, é necessário fazer uma exame de sorologia.
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.