Os animais, assim como os humanos, podem sofrer com vários ectoparasitas, como as pulgas e os carrapatos. Deixar seu bichinho livre deles não é tarefa das mais fáceis e precisa de muito cuidado e muita dedicação do dono.
É importante ter em mente que eles fazem muito mal ao animal. Sugam o sangue, provocam coceira, doenças de pele e transmitem doenças. Uma das doenças transmitidas pelo carrapato, que recebe o nome Rhipicephalus sanguineus, para os cães chama-se erliquiose. Ela é tão séria que pode até matar. Além disso, o carrapato, assim como as pulgas, acaba se espalhando pela casa toda e afetam não penas os animais domésticos, mas também as pessoas.
Não! Se você tratar apenas o cachorro e não matar os carrapatos do ambiente, eles voltarão para o cãozinho e continuarão se reproduzindo pela casa. É isso mesmo, se você encontrou um carrapato no seu cão, provavelmente, se observar bem, encontrará algum pelas paredes do local no qual ele fica, pelo chão ou até mesmo na calçada do seu lar. Para acabar com esse problema, é preciso além de usar a medicação correta e adequada para o bichinho, matar todos os do ambiente.
• Shampoo e sabonete: um banho quentinho e com produto adequado pode ajudar a tirar os carrapatos que já estão no bichinho. Há vários no mercado como: Shampoo Anti-Pulgas, Carrapaticida e Piolhicida 3X1 Luky Dog 750 Ml, Ecovet Anti-Pulgas e Carrapaticida, Shampoo Charmdog Carrapaticida Pulguicida 10 unidades com 250 ml, Sabonete Anti-Pulga e Carrapaticida Collie, entre outros. Para que façam efeito você deve seguir rigorosamente as orientações do frasco. Não se esqueça de ter muito cuidado com o olho e com o ouvido do cão, para que não caia nem o produto nem água e de enxaguar muito bem o cachorrinho.
• Pour on: esses produtos são vendidos em flaconetes que são pingados diretamente na nuca do bichinho, na pele. Eles protegem o animal por até 30 dias e são muito indicados nesse tratamento. Dentre eles pode-se citar: o Advantage Max3 da Bayer é um carrapaticida que mata pulgas e carrapatos; Pulvex pour on, também para pulgas e carrapatos; Pulgoff Pour On, Front line entre outros. Há alguns a base de neem, que são os naturais.
• Coleiras: além de manter o pour on em dia e banhar o bichinho, colocar a coleira pode ajudar muito. Uma muito boa e com um valor baixo é a coleira da Tratto. Outra ótima coleira, que embora tenha um valor mais elevado é mais “completa”, é a coleira Scalibor. Ela é mais “completa” porque além de proteger e ajudar a eliminar os carrapatos, espanta o mosquito que transmite a leishmaniose, deixando o cãozinho ainda mais protegido!
• Talcos: em cães. Os talcos também podem ser usados. O talco da Tratto é bom e tem bom preço. Você pode também colocar talco na casinha, na caminha e nos paninhos dos bichinhos.
• Carrapaticidas para ambiente: como falamos, você precisará matar os carrapato do ambiente e para isso, precisará borrifar um carrapaticida nas paredes, chãos, ralos, sem que nem os animais nem mais ninguém esteja perto. Lembre-se de que é um veneno. Peça indicação para um profissional de acordo com o tipo de piso e use mascaras e luvas para aplicar.
Com cuidado e persistência certamente você conseguirá eliminar esses visitantes indesejados da sua casa.
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.