Conhecida como pseudociese canina, a comumente chamada de gravidez psicológica é muito frequente nos cães.
Trata-se de uma disfunção hormonal da progesterona (hormônio do sexo feminino) que ocorre em aproximadamente 50% das fêmeas que não foram castradas. Ela ocorre mesmo que a cadela nunca tenha cruzado anteriormente e, depois que ocorre uma vez, ela pode apresentar o problema novamente.
VEJA TAMBÉM: Como lidar com a obesidade canina?
Quando ocorre a alteração hormonal, o comportamento do animal é influenciado gerando até mesmo o desenvolvimento das mamas. Você pode identificar se o seu cãozinho está em enfrentando o problema se prestar atenção nos sinais que a cadela dá.
- Entre um mês e meio e dois meses após o cio a cachorra se prepara para o nascimento dos filhotes que ela pensa que têm. A pseudociese pode ocorrer desde o primeiro cio do cachorro;
- Os sintomas são os mesmo de uma gestação real: tetas mais inchadas, aumento do abdômen, irritação, um pouco de carência, produção de leite e até agressividade;
- A cadela passa a fazer buracos pelo pátio para o possível local do parto.
Há medicamentos que inibem os sintomas, mas é importante consultar o veterinário antes. Não esqueça que a pseudociese pode trazer alguns riscos para a saúde do animal, pois as tetas podem inflamar demais e se o leite endurecer pode causar infecções e febre.
Cadelas com pseudociese têm grandes chances de desenvolver tumores nas mamas. Comportamentos como adotar bichos de pelúcia ou objetos como se fossem seus filhotes são comuns. No entanto, a melhor forma de evitar o problema é castrar o animal antes do primeiro cio. Veja aqui as vantagens da castração.
10 dicas para cuidar de sua cadela durante a gestaçãoSaiba como cuidar da sua gata durante a gestação