Algumas vezes a cadelinha tem muito mais filhotinho do que pode amamentar, ou não tem uma alimentação adequada durante a gestação e quando pare fica muito fraquinha, tem alguma deficiência metabólica ou ainda acaba morrendo durante o parto. Quando uma dessas coisas acontece, o aleitamento artificial de filhotes se faz necessário.
Através desse aleitamento, você pode ajudar a garantir que os bichinhos fiquem bem nutridos, se desenvolvam e se tornem cães grandes, fortes e saudáveis. Quando a mamãe está presente e pode ajudar a amamentar, a tarefa do aleitamento artificial se torna um pouco mais fácil, pois ela se torna uma forma de ajudar na nutrição e não o único alimento do filhote. Já quando a mãe adoece e não pode amamentar para se recuperar ou nos casos em que a cadela morre durante o parto, toda a alimentação dos filhotinhos precisará ser realizada com a mamadeira. Essa tarefa não é simples. Mesmo com muita dedicação, muitas vezes eles não sobrevivem.
O trabalho será grande e o ideal é que várias pessoas possam ajudar. Nos três primeiros dias de vida o leite deve ser oferecido a cada meia hora para os filhotes. Esse leite artificial deve sempre estar morninho e fresco. É importante lembrar que eles ainda não saberão mamar na mamadeira e a pessoa precisará ajudar. O cão deve ficar com a barriguinha para baixo e com a cabeça elevada, assim como fica quando a mãe o amamenta. A quantidade a ser dada por vez é pequena, pois o estômago deles é muito pequeno. Nunca o segure de outra maneira na hora de amamentar, pois se a mamadeira for dada errada ele pode aspirar o leite e morrer. Do quarto dia em diante você pode passar a dar a mamadeira a cada duas horas. O leite sempre tem que estar morno.
O mais indicado é comprar o leite próprio para filhotes de cães que você encontra na maioria dos pet shops. Caso isso não seja possível ou caso o número de filhotes seja grande e o valor do produto ultrapasse as suas condições financeiras, você pode optar por fazer uma receita caseira. Veja como:
Sempre que for oferecer essa mistura aos filhotes, você deve aquecê-la, de maneira que fique morna e agradável. O restante deve ficar guardado na geladeira. Use a mamadeira apropriada para filhotes de cães para amamentar os pequeninos. Elas têm o bico adequado e fica mais fácil de eles conseguirem mamar.
Caso você não tenha a mamadeira para cães, pode dar o leite com uma seringa ou conta-gotas até que providencie a mamadeira. Nesse caso, tenha ainda mais cuidado para ao colocar muito leite de uma só vez na boca do filhote. Lembre-se sempre de que a mamadeira ou a seringa devem estar acima da cabeça e o filhote deve permanecer com a barriga para baixo.
Após alimentá-los, com uma toalha úmida em água morna, massageie a barriguinha dos filhotes para que o intestino seja estimulado.