Todo mundo gosta de um jardim bonito, de plantas em vasos espalhados pela casa, de muitas flores, não é mesmo? Se você também gosta e várias delas espalhadas pela casa e se seus animais têm acesso a elas, é preciso ficar alerta. Muitas das plantas de ornamentação ou de jardim são tóxicas para os animais!
Sim, muitas vezes eles mastigam as plantas por brincadeira, para se distrair ou porque estão indispostos e o vegetal ajuda a vomitar. Filhotes adoram brincar em vasos, desenterrar todas as plantas do jardim, mastigar e espalhar pelo quintal. Muitos donos de cães certamente já viram essa cena em algum lugar. Porém, se dentre elas alguma for venenosa, o risco do pet se intoxicar e passar muito mal é grande.
VEJA TAMBÉM: Natação para cães
Os sinais clínicos apresentados pelos pets variam muito de acordo com a planta e com a substância tóxica que ela possui. Dentre eles podemos citar: vômito, agitação, sonolência, salivação intensa, náuseas, dor abdominal, alteração do ritmo cardíaco, hemorragias, tremores, falta de apetite, dificuldades respiratórias e morte.
Essa planta é muito perigosa. Se ingerida qualquer parte dela, o animal pode sofrer com queimação na boca, inflamação e queimação no estômago, edema nos lábios, queimação em todo trato digestório, na língua e também no palato (céu da boca), salivação excessiva, dificuldade de se alimentar devido à dor, cólicas abdominais e enjoo.
Essa planta é muito bonita e está presente em muitas casas, porém, é um perigo para o pet. Se ele a ingerir pode apresentar sinais clínicos como: cólicas abdominais, dor e queimação na boca, salivação, vômitos intensos, náuseas, diarreia e alterações cardíacas.
Essa planta que parece inofensiva e, muitas vezes, é usada por crianças para brincar de guerrinha, é tóxica e pode prejudicar o cão. Se ele a ingerir pode apresentar diarreia, náuseas, vômito e cólicas abdominais. Se a ingestão for muito grande, o pet pode ter convulsão, entrar em coma e morrer.
Assim como as demais já citadas, a Flor das Almas pode causar hepatite aguda ou crônica, náusea, cólica abdominal, vômitos, aumento do fígado e baço.
Essa planta tem aquele leitinho, a seiva leitosa. Quando ingerida pelo pet ela causa inchaço nos lábios, boca e língua, irritações na pele e na mucosa, ardor e coceira. O ao morder esse leite entrar em contato com o olho do animal, ele pode ter irritações e inchaço nas pálpebras.
Essa flor é linda e muito usada tanto para embelezar jardins. Quanto para ter pela casa, porém é muito tóxica. Se ingerida o pet poderá ter vômito, diarreia, salivação intensa, inchaço nos lábios, boca e língua, dificuldade de deglutição, náuseas e asfixia. Pode causar irritação nos olhos.
Há diversas outras plantas que são tóxicas e podem causar até dermatite no cão como a Cambará Sangue de boi, Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo, Dedo do Diabo, Unha de gato. É necessário ter muito cuidado e não deixar que o pet tenha acesso a elas, independentemente da idade. Caso haja contato ou ingestão, ele deve ser levado ao médico veterinário imediatamente.