Pinscher Miniatura é uma raça cachorro de porte pequeno, surgida na Alemanha. Tem uma constituição quadrada, possuindo uma musculatura forte e uma postura elegante. Seu pescoço arcado e musculoso lhe dá um ar de confiante. Seu tamanho pode variar entre 25 a 30 centímetros, com o peso variando de 3 a 6 kg. A cabeça é proporcional ao corpo, e vai afinando em direção ao focinho. Geralmente tem olhos escuros. Suas orelhas são altas e as patas dianteiras são retas. As patas são pequenas, e curiosamente se assemelham com a forma das patas dos gatos. A pelagem do Pinscher é curta, densa e possui pelos duros e sem falhdesprevinidosas. As cores do pelo são sólidas e podem variar entre ferrugem, chocolate, vermelho e preto. Eles possuem uma aparência distinta. É fácil reconhecer um Pinscher Miniatura quando você ver um. Podem viver de 10 a 14 anos.
Alemanha
25cm a 30cm
4kg a 6kg
Zwergpinscher
12 a 14 anos
Caçar ratos
Aprenda mais sobre Pinscher
O Pinscher, por ser muito curioso, está sempre em alerta e é muito desconfiado com estranhos. Apesar do caráter dócil, o Pinscher é um ótimo cão de guarda. Faz muito barulho quando estranhos se aproximam. Você pode acabar menosprezando ele pelo seu tamanho pequeno (e na verdade parece que ele nem percebe que é pequeno), porém o Pinscher não parece ter medo, é um cachorro destemido.
Outra característica marcante é a curiosidade. Podemos até chamá-los de detetives. Eles verificam tudo, e o pior, podem inclusive comer tudo - e isso pode ser muito perigoso. Quando não há ninguém por perto, pode ter certeza que estão procurando por algo novo a ser descoberto. Ter um Pinscher é como viver com uma criança pequena, você precisa ficar de olho neles o tempo todo. Quando você não estiver de olho, é recomendado deixá-lo em um lugar seguro, para que não se envolva em encrenca.
Também são cães extremamente energéticos (uma das raças mais energéticas que existe), e precisam gastar toda essa energia. Deixe brinquedos disponíveis, senão ele poderá brincar com outras coisas que você não vai gostar muito. Leve-o para passear, fazer exercícios, isso irá fazer muito bem para ele.
Por ser muito energético, vigoroso, e gerar muitos cuidados, o Pinscher não é muito recomendado para donos de cães de primeira viajem. Sua energia e inteligência podem pegar os donos desprevenidos. Sem treinamento, comportamento adequado e cuidados, eles podem virar um dor de cabeça para os donos.
O Pinscher Mini é um cão com uma personalidade forte. Se você permitir, ele ficará por conta própria, lhe trazendo muitos problemas. Se você está pensando em comprar ou adotar um Pinscher, esteja disposto a ser o líder.
O temperamento do Pinscher é afetado por uma série de fatores principais como a hereditariedade, socialização e treinamento. Filhotes com temperamento agradável são aqueles que são curiosos e brincalhões, que adoram estar por perto das pessoas, dispostos a se aproximarem e fazerem contato. Tenha muito cuidado com a procedência do animalzinho.
Como todo cachorro, o Pinscher precisa de socialização desde cedo (ser exposto a outros animais, pessoas, lugares, sons e experiências). Esse tipo de atitude vai ajudar muito seu cãozinho a se desenvolver e ser bem ajustado, podendo desfrutar de ótimos momentos junto com você. Se você não fizer isso, seu cão pode vir a ficar briguento ou até mesmo tímido.
Leve-o para parques movimentados (não se esqueça da segurança), lojas que permitem cães e em passeios de lazer. Uma visita a amigos ou vizinhos também são sugestões muito interessantes.
O Pinscher Mini geralmente se dá muito bem com crianças e outros cães, só precisam claro, ser bem liderados para que ajam da forma correta. O Pinscher é um excelente cão, extremamente apaixonado pela casa e seus donos.
É importante, em caso de você ter um filhote, de preparar a sua casa, como se tivesse um bebê na época em que está engatinhando. Deixe objetos pequenos (moedas, chaves, brinquedos) fora de seu alcance. Caso contrário, o Pinscher pode ter acesso e acabar ingerindo ou se machucando com esses itens.
Em seu quintal, verifique se não buracos grandes, ou também se não existem objetos pequenos pelo chão, que também podem vir a causar um problema. Se você realmente quer ser cauteloso, passe um rastel para limpar bem seu jardim e retire esses objetos perigosos.
O Pinscher pode ser teimoso em certos momentos, então seja o líder. Deixe-o entender que você quer o bem dele e que ele deve obedecer você. Estabeleça uma liderança firme, mas sem machucá-lo, lógico.
Como já citado, socialize e treine seu Pinscher, ele precisa aprender a como agir em situações diferentes.
Uma escovação diária com uma escova de cerdas macias é recomendada para manter o pelo do cão brilhante. Banhos frequentes não são recomendados já que podem ressecar a pele. Alguns donos, ao invés da dar banhos frequentes, molham um pano com água morna para fazer a higienização. Se fizer isso, comece pelo rosto, com atenção para as áreas dos olhos, e termine em direção à cauda. Fazendo isso seu Pinscher vai ficar limpo todos os dias.
Divida a alimentação em duas vezes por dia. Não deixe ração sempre disponível. Isso pode fazer seu cãozinho comer demais e engordar, o que não é saudável.
A quantidade ideal é 1/2 a 1 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia. Claro que esta quantidade é uma média geral. A quantidade correta depende de vários fatores como idade, crescimento, tamanho, metabolismo e nível de atividade. Então, não leve esta regra tão na risca. A qualidade da ração também faz diferença. Quanto melhor, mais ela irá nutrir seu cão e ele será mais saudável e menos propenso a ter complicações de saúde.
Como já citado anteriormente, o Pinscher não é um cão recomendado para um dono de primeira viajem, ele tem uma energia alta e uma personalidade forte, porém é um excelente cão, com atitude e uma aparência elegante. Se você estiver preparado para tudo isso, ele pode ser o cão ideal para você.
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.