A semelhança entre os cães das raças Lhasa e Shih Tzu são tantas que são até difícieis de distinguir um do outro. Em ambas, as cores marrom ou preto dos pelos, em geral são mescladas com branco, os deixa ainda mais parecidos. No entanto, a grande diferença está no focinho, que no caso dos Shih Tzu está mais próximo dos olhos. Os cachorros das duas raças vivem, em média, de 12 a 15 anos. O peso pode variar de cinco a nove quilos e a pelagem costuma ser longa, mas muitos donos optam por cortá-los.
VEJA TAMBÉM: Cães idosos: Cuidados redobrados
Você pode deixar sua dúvida sobre sarna também: ACESSE.
O Lhasa é de origem do Tibete, região autônoma da China, e recebeu o nome da capital da província. Considerado um animal da sorte, o cão tinha a função de guardar templos e mosteiros.
O Shih Tzu pode ter surgido de um cruzamento do Lhasa, o que explica a semelhança. Independentes, calmos e silenciosos, os cães das raças Lhasa Apso e Shih Tzu conquistaram espaço
Os animais da raça Lhasa Apso, não têm olhos claros (azuis, verdes ou caramelos), são independentes e não gostam muito de colo. Eles são cães de alarme, ou seja, latem para avisar qualquer anormalidade e, sendo assim, não são silenciosos como o Shih Tzu. Estes últimos têm olhos de mel e preferem ficar na companhia do dono o tempo todo.
Confira outros detalhes nas imagens abaixo: